Home /
Dia do Estagiário: oferta de vagas na construção civil cresce mais de 50%
Por Redação em 16 de novembro de 2023
Foram 819 oportunidades a mais, o quinto no ranking dos estágios com mais vagas oferecidas. Para os estudantes de engenharia ambiental a oferta aumentou mais de três vezes, de 37 para 117 vagas, e para os estudantes de arquitetura, houve quase 25% a mais de vagas – um aumento de 97 vagas.
Na visão do presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Cezar Mortari, o aquecimento da construção civil é um dos motivos para este incremento. Ele informa que, atualmente, existem 130 canteiros de obras ativos, só de grandes obras verticais.
Vantagens para o universitário
Se, para o mercado, a contratação de estagiários é uma estratégia para formar e treinar o futuro profissional dentro de sua cultura, para o estudante, o estágio vai além de ser uma porta de entrada para o emprego: pode ser também uma forma de construir uma carreira sólida.
No Grupo Mauá, por exemplo, que possui 26 anos de história, dos 29 profissionais que integram o quadro de engenheiros das obras em Goiás, 22 começaram como estagiários, ou seja, um índice de efetividade de contratação de 75%.
Um exemplo é o engenheiro civil Victor Nakamura. Chegou à empresa em 2010, quando cursava o 4º ano do curso de engenharia e hoje se tornou CEO do Grupo Mauá. “Quando entrei aqui, se me falassem que isso iria acontecer em pouco mais 10 anos, eu não acreditaria”, disse ele, que passou por diversos setores como estagiário, fase de muito aprendizado e ganho de conhecimento, em sua avaliação.